Páginas

sábado, 4 de maio de 2013

Redução de Custos – Formação de Preços



Estabelecer preços de venda que sejam considerados competitivos é uma tarefa árdua e que exige do empresário um bom conhecimento sobre os itens que devem compô-lo. 
Muitas empresas, notadamente micro e pequenas, não apuram os seus custos e despesas de uma maneira precisa e correta, e assim, os preços de venda de seus produtos, obtidos de forma empírica, acabam por mascarar os custos e os resultados obtidos. 
Desta politica incorreta de determinação dos preços de venda, advém alguns problemas, tais como:
• A fabricação de produtos que apresentam pouco resultado em detrimento de outros mais rentáveis, ocasionando má alocação de recursos;
• Esforço de vendas centrado em produtos que apresentam pouca lucratividade;
• Dificuldades para a empresa identificar e promover ações no sentido da redução de custos e despesas, levando-a a operar com os mesmos de forma mais elevada do que poderia.
 
Os aspectos citados tendem a levar a micro e pequena empresa a atingir resultados pouco expressivos, constituindo uma ameaça ao seu desenvolvimento e, por vezes, sendo um dos fatores que conduz a descontinuidade de suas operações. 
A formação de preços é um processo em que a empresa balizada em informações sobre custos que pratica suas possibilidades de colocação do produto no mercado e demais variáveis vinculadas a sua produção e operação, estabelece um preço de venda considerado adequado para os seus produtos ou serviços. 
Entende por politica de preços de uma empresa como sendo um conjunto de diretrizes que regulam as suas decisões de preço de uma empresa como sendo um conjunto de diretrizes que regulam as suas decisões de preços de curto e longo prazo e as condições em que serão praticados. 
As principais situações que conduzem à tomada de decisão sobre preços, a saber:
• Lançamento de um novo produto;
• Introdução de produtos regulares em novos canais de distribuição ou em novos segmentos de mercado;
• Conhecimento de alteração de preços dos concorrentes;
• Variação significativas da demanda dos produtos, para mais ou para menos;
• Alterações significativas na estrutura de custos da empresa e dos produtos, bem como dos investimentos;
• Mudança de objetivos de rentabilidade da empresa;
• Adaptação às novas estratégias de atuação no mercado;
• Alterações na legislação vigente;
• Adaptação a novas tecnologias existentes ou empregadas etc.

Para conseguir preços competitivos é preciso aplicar soluções de longo prazo de redução de custos. Claro que preço unitário é um fator de custo importante, mas assim são as taxas e despesas, atendimento, níveis de estoque adequados, prazo de entrega, custo de transporte, custo de ferramentas e inúmeros outros fatores. Ao conseguir uma revisão completa de todos os vários componentes que influenciam o custo total podemos entregar um valor de preço competitivo e uma poupança que irá impactar diretamente sua linha de fundo e objetivos estratégicos.
 
Percebe-se, portanto, que são várias as situações que levam o empresário a ter que se decidir pelo preço de venda de seus produtos ou serviços e, quanto mais preparado estiver para isto, maiores serão as possibilidades de bons resultados. 
Bibliografia Consultada: SANTOS, Edno Oliveira dos. Administração financeira da pequena e média empresa. São Paulo: Atlas, 2001.
PANDOVEZE, Clovis Luís. Curso básico Gerencial de Custos. 2. Ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...