Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Redução de Custos - Eficiência Energética - Bombas


Bombas

Por que usar bombas?
Tipos de bombas
Dicas de bombeamento 




 

Por que usar bombas? 

 

O custo de funcionamento de uma bomba é muitas vezes o seu custo inicial - a seleção de um sistema eficiente de bombeamento pode poupar o seu dinheiro do negócio. 

As bombas são amplamente utilizadas em muitas indústrias para transferir fluidos, de transferência de calor ou transformação, e para fornecer a força motriz em sistemas hidráulicos. No setor manufatureiro, as bombas representam aproximadamente 27% da eletricidade usada por motores. No setor comercial, as bombas são usadas principalmente em sistemas de ar condicionado para fornecer água para a transferência de calor. 

Desde que servem tais necessidades diversas, tamanhos de bomba variam de frações de um kilowatt a vários milhares de kilowatts. Além de uma extensa gama de tamanhos de bomba, também existem vários tipos diferentes de bombas. 

A confiabilidade da bomba geralmente é crítico. Em sistemas de refrigeração, falha da bomba pode resultar em danos ao equipamento superaquecimento é catastrófico. Em sistemas de lubrificação, o desempenho da bomba inadequada pode destruir equipamentos. Em muitas situações, o tempo de inatividade da bomba pode causar uma perda substancial da produtividade. 

Tipos de bombas 

 

Embora as bombas estão disponíveis em uma ampla gama de tipos, tamanhos e materiais, eles podem ser classificados em duas categorias - de deslocamento positivo e centrífuga.

Dentro dessas classificações existem muitos diferentes sub-categorias de bombas. 

Bombas volumétricas 

 

Estas bombas pressurizam líquidos com um volume de ação em colapso. Essencialmente eles apertam fluido através do sistema com cada curso do pistão ou a rotação do eixo. 

Bombas centrífugas 

 

Bombas centrífugas de trabalho pela adição de energia cinética para um fluido através de um rotor girando. Como fluido diminui na seção difusor da bomba, a energia cinética do fluido é convertida em um aumento de pressão. 

Que bomba? 

 

Bombas centrífugas são mais comuns devido à sua operação simples e segura, os requisitos de baixa manutenção, e caracteristicamente longa vida operacional. Eles geralmente sofrem menos desgaste e exigem menos substituições de parte do que bombas de deslocamento positivo. Embora os selos de embalagem e mecânicas devem ser substituídas periodicamente, essas tarefas geralmente exigem apenas o tempo de inatividade menor. 

Bombas centrífugas também pode operar em uma ampla faixa de condições e têm um baixo risco de danos catastróficos devido ao posicionamento da válvula impróprio. Estas bombas também oferecem as melhores oportunidades de poupança de energia. 

Dicas de bombeamento 

 

Projeto de sistemas com menor capacidade e os requisitos de carga total
Projetar um sistema para que seja executada no menor taxa de fluxo de prática irá reduzir cabeça dinâmicas e necessidades de energia da bomba. 

O aspecto mais desafiador do processo de projeto é o custo-benefício tamanho do tubo de correspondência da bomba, e as características do motor para as necessidades do sistema. Este processo é muitas vezes complicada por grandes variações de vazão e requisitos de pressão. Projetar seu sistema para atender às exigências em condições de "pior caso" pode levar a especificação de equipamento que é de grandes dimensões para a operação normal. E maior do que utilizando tubos necessários e bombas aumenta material, instalação, e custos operacionais. Operacional benefícios de custo de energia serão acrescidos de:

  • Bombeamento a taxas mais baixas
  • Maximizar diâmetro do tubo e minimizando tempo
  • Minimizar os cotovelos (use curvas radial) e eliminando grandes mudanças abruptas ou no diâmetro do tubo
  • Minimizar o uso de válvulas de estrangulamento
  • Localização de equipamentos / sistemas para reduzir carga estática
O processo de design é um equilíbrio entre a satisfação das necessidades gerais do sistema, custos de capital e custos operacionais. 

Selecione o tipo de bomba mais eficiente e tamanho no início.
Considerar cuidadosamente seleção de bombas e eficiência ao selecionar bombas ajudará a garantir que os custos operacionais aumentados sejam evitados. 

Use motores de alta eficiência para as unidades de bomba 

 

Você pode melhorar diretamente a eficiência do seu sistema de bomba, aumentando a eficiência do motor - ver a seção de alta eficiência dos motores. 

Use duas ou mais bombas menores em vez de uma bomba maior .
Isso permite que você reduzir a capacidade do sistema, desligando bombas, que pode proporcionar economias significativas de energia. Projetos precisam levar em conta diferentes curvas de sistema operacional em pontos diferentes para se certificar que você selecione a bomba apropriada. 

Manter regularmente o seu sistema 

 

Embora as bombas centrífugas são amplamente utilizados devido à sua baixa necessidade de manutenção, como acontece com todas as máquinas, que exigem manutenção periódica.
Tarefas de manutenção comuns em bombas centrífugas incluem:
Lubrificação dos rolamentos e substituição
  • Aperto de embalagem e substituição
  • Substituição do selo mecânico
  • Substituição do anel de desgaste
  • Substituição do rotor
  • Bomba / motor alinhamento
  • Motor de reparo ou substituição
Além disso, você deve realizar a manutenção regular total de seu sistema para evitar exigências e aumento da pressão (devido ao fouling, filtros bloqueados etc). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...