Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Redução de Custos - Distribuição & Transporte (Logistica) 9/10


O sistema de distribuição de produtos de uma empresa sempre foi importante e complexo, pois o transporte é um considerável elemento de custo em toda atividade industrial e comercial.





A decisão entre frota própria, leasing ou transportadora de terceiros é bem mais complexa do que parece. Cada situação tem características específicas e não existem regras gerais que garantam o acerto da escolha.

É necessário examinar algumas particularidades do material a ser transportado. Tal precaução é indispensável para atingir-se o aproveitamento ótimo dos veículos em sua capacidade e, consequentemente, reduzir o custo operacional e o custo do frete. Isso significa que, se o material oferecer condições para aproveitamento ótimo, o custo fica menor no cômputo final.

Segundo Dias (1993), outro fator importante, para a análise de transportes, são as compras realizadas pela empresa. Vários fatores influem na decisão de operar as compras pelo sistema CIF (cost, insurance and freight Custo da mercadoria somado ao seguro e frete internacional) ou FOB (free on board  Valor do produto posto livre a bordo do navio),, e a tendência normal dos setores de compra é optar pelo primeiro, isto é, receber a carga em seus depósitos, deixando aos fornecedores a incumbência de escolher os meios de transporte para o cumprimento dos prazos de entrega. Mas a elevação dos custos de transporte nos últimos tempos vem pressionando a política de vendas com o objetivo de transferir esses custos ao comprador, ou seja, os fornecedores procuram negociar FOB, retirando essa parcela de custo do produto a ser vendido. Embora as duas condições de compra continuem sendo praticadas, todos os negócios FOB trarão novo encargo para os responsáveis pela administração de materiais: a escolha do transportador.

Nas compras FOB, caberá ao comprador estabelecer uma política de transporte que lhe permita manter custos adequados, ao mesmo tempo em que terá de responder pela eficiência da operação para que seus insumos cheguem ao destino final (seja ele qual for) nos prazos estabelecidos.

Com isso torna-se indispensável estabelecer critérios básicos de transporte que lhe permitam a escolha das opções mais condizentes com as suas necessidades.

Continua em:  http://reducaocustos.blogspot.com.br/2011/06/reducao-de-custos-movimentacao.html



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...